Por José Joacir dos Santos
Por falta absoluta de conhecimento, pessoas insistem em utilizar as flores lunares para a feitura de florais, o que é lamentável. Flor lunar é aquela que nasce, vive e morre depois que a luz solar desaparece. Elas tem sua forma mais brilhante durante o ciclo lunar. A lua não tem luz própria, a luz que recebemos da lua é o reflexo da luz solar, como um grande espelho.
A egrégora que trouxe a terapia floral para o Planeta pertence aos seres solares. A energia vital do planeta terra é multifacetada exatamente para preencher todas as necessidades da terra com a energia vital universal que é solar. Já o princípio fundamental da energia lunar é bem básico e fácil de ser comprovado: a Lua não tem luz própria, ela navega como satélite da terra e reflete a energia solar na terra. A luz solar que é refletida vem, também, com as propriedades energéticas da lua e seus possíveis minerais e substâncias químicas (não sei se é a palavra certa). Tem a função de espelho. É importante estudar a função dos espelhos. Os fundamentos do Feng Shue falam com muito cuidado sobre o espelhamento da luz e da energia ao ponto de recomendar que não se viva em prédio coberto pela sombra de outro prédio. Na Índia há sábios que cobrem a cabeça em certas fases da lua.
Essa junção faz a lua interferir na energia das águas do mar, por exemplo, as marés. Se os programas espaciais forem em frente no sentido de povoar a lua com humanos, é possível que a lua se torne mais um poluidor nuclear, já que as espaçonaves usariam combustíveis nucleares.
Pessoas muito médiuns podem ter dor-de-cabeça e mal-estar durante a lua minguante, assim como podem ficar muito excitadas na lua cheia. Alguns animais, como os cães e os lobos, também são afetados. Seitas antigas (e a magia) de reversão da energia positiva também são praticadas no ciclo negativo da lua (quarto minguante). Há culturas muito energeticamente ligadas à lua e por são muito fáceis de se agitar, do sangue vir à cabeça, o pavio curto e até a violência. Há correntes e egrégoras espirituais que só trabalham com a energia lunar porque não precisam se preocupar com ética e moral.
Inúmeras flores, que também produzem frutos, floram ao anoitecer e as noites lunares são uma festa para todas elas. São excelentes para enfeitar cercas e jardins, principalmente porque vão funcionar como protetores contra insetos, animais e até espíritos perdidos na noite. Casas com flores lunares precisam do equilíbrio de flores solares para não penderem para a influência negativa, como as orquídeas tóxicas. Várias espécies de pássaro não pousam nas flores lunares como as quatro a cinco espécies de Datura, conhecida com Trombeta (Datura stramonium, Datura inóxia, Datura metel), é alucinógena, embora possa ser utilizada para produtos farmacológicos muito específicos. Muita precaução ao receber um presente composto de orquídeas. Elas podem ser as tóxicas e o presente tem outra intenção oculta, negativa.
Não é por coincidência que as flores lunares são quase todas venenosas, tóxicas, alérgicas, embora algumas possuam um aroma encantador, enebriante. Elas trazem em suas essências essas conexões lunares. Não devem ser ingeridas, nem como chá ou floral. É recomendável o manuseio apenas com luvas apropriadas. A Datura floresce no verão, quando o reflexo da energia solar é mais forte sobre a lua. As flores são perfumadas e têm um odor agradável. Atrai insetos e mossego.
A espécie lunar de nome científico Selenicereus wittii, flor da lua ou flor da Amazônia, exala um expressivo e peculiar perfume, e é nativa da Amazônia. Suas propriedades medicinais estão mais voltadas para a medicina alopática em pesquisas sobre câncer, reumatismo, doenças autoimunes (não sei se essas pesquisas continuam). Suas raízes são abortivas e suas sementes vermífugas. Como toda planta, o uso dessa planta deve ter a supervisão de profissional da fitoterapia.
Na Amazônia, na Indonésia e no Nepal há várias espécies parecidas com a Selenicereus witti, todas lunares, inclusive existe a possibilidade dessa flor, assim como suas primas, servirem para encantamentos sexuais espirituais, conhecidos como amarração.
Há outras flores, pequeninas, também chamadas de flor da lua, como aquela branca, de forma estelar, parecida com a “morning Glory” (Ipomoea alba) as vezes parecida com um guarda-chuva quando está aberto e não é totalmente branca com a “morning Glory”. É um branco meio lunar. Também não é recomendada para jardins de casas que tenham animais de estimação e crianças. É alucinógena. A Ipoema alba foi estudada nos anos 1970 e foi constatada a existência nela de um alcalóide semelhante à droga conhecida como LSD.
26/09/2025, joacirpsi@gmail.com


