Asteflor

  • Inicio
  • Sobre
  • Contato

A função das flores na saúde humana

Artigos/ Avisos/ Monografias

Por José Joacir dos Santos

Se a história da humanidade diz que tudo é energia, com suas variações e ajustes necessários; que entre o céu e a terra tudo é organizado pela geometria sagrada e pelos sistema múltriplo de frequências energéticas; por que deveria comer abacate mexicano se eu moro em Brasília? Nada contra o abacate mexicano, que servirá muito bem aos mexicanos que morarem nas regiões produtoras de abacate deles.

O que estou dizendo é que a natureza povoa de frutas, vegerais, florestas, animais, insetos, pássaros, peixes de acordo com a necessidade da população que vive em cada lugar no planeta. Assim, os remédios florais e fitoterápicos locais são vibrantes, cheios de vida e direcionados a quem vive nas suas redondezas. Seguindo esse raciocínio, é recomendável que tomemos os florais dos sistemas de florais produzidos com as flores mais próximas de nós.

O Dr. Edward Bach foi o pioneiro na Terapia Floral e já está no panteon sagrado pelo seu trabalho organizado do sistema Florais de Bach. Ele certamente sabia que era aquela a missão e que ela seria seguida por outros ao redor do planeta, como seguiu. Quando ele viajou pela Europa percebeu que havia em cada região daquele continente árvores e flores medicinais capazes de gerar vários sistemas de cura.

Por que o ibiscus da Jamaica é tão pungente, forte, vermelho? Por que o abacaxi da Paraíba é tão robusco, amarelado e doce? Por que o abacaxi de certos países da Ásia é tão pequeno e ácido? Por que o jasmin da China é mais perfumado que o jasmin de outras partes do mundo? Por que a canela de Sri Lanka é a mais forte e medicinal que existe? A geografia explica muitos aspectos dessas questões, enquando que outros só a espiritualidade e o conhecimento humano convencem.

Há flores em todas as partes do mundo, cada um com uma finalidade, função, destino próprio, cor, sabor, nectar, horário de florir e de secar. Nenhuma flor foi criada em vão, inclusive as não-solares ou lunares. Tudo tem um objetivo, um sentido, um motivo. Se a humanidade tem diferenças profundos em todos os aspectos de sua existência, imagine se a natureza tivesse inventado tudo igual em todo lugar?

Terapeutas florais mais experientes e ativos devem ter muitas histórias para contar sobre a relação pessoal com as flores, que nascem do nada nos jardins e ao longo da vida, como as plantas e tudo o mais que é vivo. Quem tem gato sabe que sempre teve gato, mesmo não o tendo fisicamente. Como já disse em outros artigos, é muito importante comer as frutas e verduras produzidas no lugar onde nascemos ou vivemos, especialmente porque nos dá a oportunidade de conversar com quem pruduz, saber se são cultivadas sem agrotóxicos perigosos.

Não é à-toa que as certas frutas, verduras e flores são sazonais. Assim, podemos entender muita coisa, por exemplo, por que  a safra das cerejas pode variar dependendo do país onde está e por que será que a cerejeira dá frutos exatamene nas estações propícias a dores nas juntas em pessoas idosas…? Em todo este contexto, ter florestas vibrantes, cheias de árvores medicinais e frutíferas não é um luxo para os ricos, é uma necessidade humana, básica, fundamental. Derrubar florestas para plantar vacas é um crime contra a humanidade e isso vai ser repetido na conferência do clima em Belém do Pará.

Por que vários sistemas florais no Brasil não prosperaram? Por vários motivos, mas não é culpa das flores. Criar um sistema de florais, tendo como espelho padronizado o sistema de florais do Dr. Bach, requer estudo, dedicação, investimento financeiros e flores. Ter os olhos fixos no lucro não ajuda. De que adianta criar um sistema sem floresta que produza as flores naturalmente? Imagine sair colhendo flores dos jardins para fazer florais… Aquela ausência de cheiro e saber de certos produtos vendidos em surpermercados carrega em si uma mensagem perigosa para a saúde.

26/09/2025 joacirpsi@gmail.com

  • Terapeutas
  • Como se Filiar
  • Cursos
  • Conta e Anuidade
  • Artigos
  • Avisos
  • Monografias
  • Links
  • Código de Ética
  • Legislação
  • História dos Florais
  • Perguntas e Respostas
  • Contato

Copyright © 2014 - Design by Internet Hotel. Todos os Direitos Reservados.