
Por José Joacir dos Santos, fitoterapeuta. Foto da coleção particular do autor
É muito provável que foram os portugueses que trouxeram a Arruda para o Brasil, como o fizeram com muitas outras plantas medicinais e frutíferas. Houve também grande contribuição dos povos escravizados, forçados a entrar na naves portuguesas. Em todas as ex-colônias portuguesas na África, Ásia, além do Brasil, encontramos o mesmo grupo de plantas. Nas naves mais importantes havia sempre alguém encarregado de reconhecer plantas e ervas. A Arruda (Ruta graveolens) é uma delas. Pude encontrá-la em diferentes países do Mediterrâneo, que parece ser a sua origem. No norte da África, percebi que a Arruda morre no inverno. Dependendo do local em que se encontra pode parecer que hiberna, mas eu tive que manter uma muda dentro de casa no inverno e no calor intenso, antes e depois da Covid-19.
O mais interessante de tudo é que a população mantém a história das plantas mesmo em países onde houve mudança radical de cultura e religião. A chance de que a sabedoria das plantas seja passada por gerações é maior entre as famílias possuidoras de terra. Se você olhar para a França, por exemplo, as plantações de uva e outras frutas mediterrâneas estão nas mãos dos ricos.
O conhecimento sobre as plantas curativas, seja a nível físico ou espiritual, como a Arruda, é encontrado em populações rurais ou que herdaram propriedades, embora não sejam ricas. Na Bulgária, por exemplo, o cultivo de rosas para o uso medicinal encontra-se nas mãos da mesma família, há séculos. Arruda é largamente encontrável no México, onde o óleo essencial dela também é fácil de ser encontrado. Como 80% das frutas, legumes e outros produtos mexicanas eram exportados para os EUA, antes do presidente Trump, o óleo essencial de arruda era facilmente encontrado nas lojas latinas, de mexicanos e peruanos.
Seja aonde for, a arruda é conhecida por seus poderes curativos do espírito, pelo fortalecimento e correção da aura. Benzedeiras (os) adoram essa planta, também de resultados rápidos. O chá também é borrifável nos ambientes negativos ou na prevenção de invasão de energias desqualificadas. O cheiro forte da arruda não agrada a espíritos perdidos, desorientados ou escravizados pela magia. Não tem olho gordo que resista! É recomendável que o chá seja usado apenas externamente. Na Espanha, fitoterapeutas dizem que a arruda, se ingerida, pode provador aborto.
Arruda é uma das plantas que se pode fazer oração à distância. Você chama a pessoa na sua frente e benze ela como se ela ali estivesse. Vai notar que o galho da arruda vai murchar bem rapidamente.
Arruda é muito sensível a calor e frio. Se adapta melhor a lugares secos, com sombra, com pouco sol. Tive pés de arruda em lugares onde a temperatura baixava de zero e era imprescindível colocar a planta dentro de casa durante todo o inverno. Ela também precisa ser podada com frequência. As folhas da podação podem ser usadas para os chás de borrifação. Você vai perceber que dentro de casa a arruda deixa pequenos galhos secarem. Isso pode ser o trabalho dela no espaço em que está.
Não necessitamos tomar um banho de chá de arruda. Tomamos o banho comum e borrifamos o chá sobre os chacras, na frente e nas costas. O que não podemos esquecer antes de tomar o banho e borrifar com arruda é colocar o recipiente onde o chá está e com ele entre as mãos, rezar, invocar a planta, anjos da guarda e pedir que potencializem as propriedades maravilhosas de cura da arruda. Isso não faz parte de religião alguma. É puro conhecimento da humanidade, desde milhares de anos.