
Por Jose Joacir dos Santos, fitoterapeuta. Fotografia da coleção particular do autor
Tenho um pé de alecrim muito bonito, mas precisei mudá-lo de local e temia que isso pudesse resultar na morte da planta. Cabei o mais fundo que pude, retirei-o do lugar replantei no local mais apropriado do jardim. A estrutura da planta, todos os galhos, estava voltada para o Oeste e no novo local o plantei na direção do Leste. Evitei qualquer pensamento negativo sobre o resultado dessa mudança porque sei que as plantas podem sentir a vibração dos nossos pensamentos.
Dois dias depois, logo cedo, fui ver como estava o alecrim e tive uma surpresa agradável: a planta tinha redirecionado seus galhos para o Leste. Fiquei ali, sentado, contemplando, enquando o meu cérebro viajava cheio de perguntas sobre a humanidade. A planta se adaptou ao novo local em um espaço de tempo muito curto. Simplesmente conectou suas raízes à rede de comunicação com a terra, a internet universal e natural do planeta conhecida cientificamente como micélio. Mexi com plantas a vida inteira, mas essa foi a primeira vez que minha consciência me chamou para a realidade.
Alecrim é uma das inúmeras plantas compromissadas com a saúde do planeta e seus seres vivos, inclusive os humanos. Seu abençoado chá tem efeitos quase que imediato com a organização dos pensamentos, da mente, da memória, acalma o coração, as emoções e o fígado. Tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, digestivas e diuréticas. Duas xícaras de chá por dia são o suficiente – depois do almoço e da janta. Basta um galhinho fino de cerca de 17 centímetros. Depois de ferver a água, retirar as folhinhas do galho, colocar na vasilha e tampar. Todo chá é bom tomá-lo morno, fresco, de preferência com a erva colhida no mesmo dia. Alecrim se adapta plenamente a vasos, pequenos espaços, resiste a frio e calor intensos. Há várias espécies de Alecrim. Estamos falando aqui do Rosmarinus officinalis.
O alecrim também exerce influência energética onde é plantado e essa influência pode ir muito além do que já se conhece. Um pequeno galho, em água, na mesa de jantar da casa é suficiente para gerar o equilíbrio. Afasta energias desqualificadas, negativas, abre caminhos. Excelente para benzedeiras ou para a pessoa mesma se benzer. Quando usar a erva no benzimento, doá-la em seguida para a terra. O galho na mesa pode ser mantido por uns três dias, mudando a água, mas se a planta der sinais de desanimo ou parece que começou a murchar é hora de doá-la à terra e colocar outra no lugar.
O chá de alecrim é muito recomendável para borrifar a casa, especialmente os cômodos escuros, os locais onde pessoas doentes dormem, viciados em drogas, viciados em outras coisas, pessoas brigonas, enroladas, cheias de dívidas etc. É só preparar o chá, deixá-lo esfriar e pulverizar. Mas esse ritual deve ser feito durante o dia.
É muito mais interessante ter um jardim cheio de ervas medicinais e as abelhas adoram.13/07/2025