O dr. Edward Bach estudou medicina na University College Hospital, Londres, Inglaterra e se especializou em cirurgias. Manteve, por anos, um consultório de Clínica Geral na famosa Rua Harley, em Londres. Era também bacteriologista e patologista e trabalhou com vacinas e homeopatia.
Embora fosse bem-sucedido como médico, não se conformava com o fato de que a Medicina Oficial direciona toda sua atenção para a doença e não para a causa delas, ignorando o sofrimento humano. O trabalho com homeopatia lhe trouxe inspiração e ele começou a pensar em uma forma de remédio que fosse “pura” e que não funcionasse como um “fortalecimento de bactérias”. Em 1930 ele abandonou, para os espanto de seus colegas, sua rendosa clínica em Londres, e decidiu trabalhar em um novo sistema de medicina que ele tivesse a certeza de trabalhar com a natureza e que fosse em beneficio do ser humano. Assim como ele abandonou sua clinica e seu trabalho como médico, ele também abandonou os “métodos científicos”, os quais não mais acreditava e passou a valorizar sua intuição e capacidade natural de curador – que todo ser humano tem. Dr. Bach se isolou em uma pequena cabana no campo, onde passou a observar e a estudar todas as flores da região, na intenção de encontrar uma para cada estado mental ou emoção.
Ele também adotou a sua vida às quatro estações do ano, trabalhando no atendimento de quem o procurava no inverno. Ele descobriu que quando tratava o cliente baseado na sua personalidade e nos seus sentimentos, suas tristezas e fadigas físicas eram também aliviadas e o poder natural de cura dentro de si mesmos era desbloqueado e a pessoa voltava a sua vida natural. Em 1934 o dr. Bach se mudou para Mount Vernon, na região de Oxfordshire. Pesquisando pelo campo ele encontrou as flores que precisava para formar o seu sistema de 38 essências florais. Ele sofreu o processo de testar inúmeras flores nele mesmo até chegar àquelas que considerava habilitadas a tratar os padrões emocionais de todas as pessoas.
O dr. Bach faleceu aos 50 anos de idade e deixou um sistema de florais que, 80 anos depois da sua decisão de abandonar a medicina oficial, é reconhecido e utilizado em todos os continentes e foi a peça-chave para que a Organização Mundial de Saúde reconhecesse as terapias complementares de saúde pública. O Dr. Bach inspirou Terapeutas Florais em todo mundo e inúmeros sistemas de florais foram criados de acordo com o estudo dele.
Por José Joacir dos Santos, Terapeuta Floral, jjoacir@gmail.com